3 dicas para escolher o Filmmaker do seu casamento
- Gabi Benelli
- 25 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2023
Se você procurar no google ou nas redes sociais por filmmaker de casamento vai encontrar vários, mas como definir o certo? Segue as dicas.
1 – Identifique-se com o estilo
Como fazemos vídeo mudou muito, enquanto antigamente tínhamos vídeos longos e parados, apenas registros onde não existia espaço para cinematografia e criação, hoje temos vários tipos e estilos de vídeo. Tem vídeo romântico, aventureiro, rock'"n" roll, poético, experimental e ainda dentro desses estilos existe a subdivisão de gêneros como curta e documental. Meu conselho é, assista mais de um video da empresa e se pergunte, você consegue se enxergar nesse video? o que você sente quando assiste? você pode até gostar do video e achar bonito mas isso não é suficiente, você precisa se enxergar nele. É como se você fosse comprar um carro, alguns estilos de carro você pode achar lindo, mas não te atende, é bonito para os outros, mas você não se vê nele por vários motivos, seja orçamento, tamanho, cor. Casamento não é diferente, o video pode ser lindo mas talvez o estilo não seja para você, pelo estilo de vida que leva, se o casamento é ao ar livre, na igreja, etc. Pense bem se aquele profissional tem o estilo que encaixe com que sonhou e se encaixa com a personalidade que você tem, afinal é um dia único na sua vida e depois pode ser que você assista depois o video e não se identifique, então escolha alguém que você consiga se vê nos vídeos desse profissional, definir o seu filmmaker baseado apenas em valor pode te trazer uma grande decepção depois.
“O fio da nostalgia. Narrativas servem como espelhos, que nos levam a mergulhar nas memórias.”
― Ben Oliveira

2 – Identifique-se com a equipe por trás da câmera
O filmmaker vai ser aquela pessoa que vai viver os momentos mais incríveis com você o tempo todo durante o casamento, por isso é importante você não só se identificar com o trabalho, mas também com a pessoa, assim você vai se sentir mais confortável com a pessoa por sentir essa conexão e tudo vai se tornar mais leve e tranquilo durante a captação de imagens do casamento, por isso tem que rolar o "crush" pela pessoa e empresa. Marque a reunião, conversem sobre o casamento, mas não só o casamento, mas sobre vários assuntos, assim você vai saber se rolou o "match" entre vocês, mas antes da reunião que é quando você já se decidiu de certa forma que essa pessoa é uma das suas possibilidades, veja as redes sociais, acompanhe e veja como funciona a empresa, se possível repare na parte "pessoal" da pessoa, se ela se expor nas redes, quais são as coisas que essa pessoa gosta, como ela se comunica, se tem algum hobby, filme algo que essa pessoa compartilha que você se identifica e acha que poderiam ter uma boa conversa, assim quando for conversar será só pra confirmar se deu "match", o "match" é importante, quanto mais á vontade você ficar com seu filmmaker melhor vai ser a captação.
3 – Entenda o que cada empresa entrega como material
Assim como existem vários formatos de video e estilos, também existem muitas formas que esses vídeos são entregues, leia com atenção a proposta que cada um te encaminhar para ver qual está dentro daquilo que faz mais sentido para você. Alguns dos formatos que hoje são entregues são, curta, longa, longa doc, trailer, hightlight, clipe pre-casamento, save the date, same day, love story. Não tenha vergonha de perguntar ao profissional caso não entenda algum termo, ele vai te responder e explicar como funciona, mas entenda como é a entrega para quando receber não receba alguma surpresa desagradável por não ser exatamente o que tinha pensado, veja se o formato atende aquilo que você quer. Cada profissional tem uma forma de trabalhar e entregar os materiais, então fique atento e faca perguntas se for necessário. Espero que essas dicas te ajude a tomar uma boa decisão na hora de decidir quem contratar e tenha sido útil.
Deixe no post seu comentário ou dúvida.
Comentarios